BARROCO
JOGO DE LUZ E ESCURIDÃO
- Idade das Trevas (Idade Média): o novo e o conhecimento eram inibidos pela crença de que o homem era mera criatura de Deus, a quem ele devia temer.
- Renascimento: marca o auge da concepção antropocêntrica, caracterizada pela valorização do homem e de seu potencial de conhecimento e de transformação.
- Inconstância do Barroco: período de instabilidade entre a luz e a escuridão; conflito e dualidade.
Contexto Histórico
- transição da Idade Média para a Idade Moderna: afetou a forma como o homem via o mundo e a si mesmo.
- abalo do feudalismo e o fortalecimento do comércio: membros da nobreza empobreciam enquanto humildes enriqueciam.
- durante a Idade Média, o homem acreditava que os títulos de nobreza e a situação de nascimento determinavam sua condição; somente Deus poderia definir sua miséria e riqueza.
- com o Renascimento, o Teocentrismo cedeu lugar ao antropocentrismo; o homem passou a acreditar que podia agir sobre sua vida e modificá-la.
- Reforma protestante (Renascimento): oposição à hegemonia da Igreja Católica.
- Contrarreforma: visava o resgate de valores religiosos medievais - propostas apresentadas por Concílio de Trento (1545 - 1563).
- evangelização por meio da arte sacra e das missões evangelizadoras (Companhia de Jesus - Anchieta).
- O século XVII foi marcado pela dualidade: a fé católica e a razão humanista.
- crise espiritual: teocentrismo (fé) e antropocentrismo (razão).
- valores antagônicos e inconciliáveis.
- rejeição de verdades absolutas e exaltação da efemeridade da existência humana.
- carpe diem (aproveitar o momento).
- instabilidade: o que era bom pode se tornar mau (antítese e paradoxo).
Conceptismo: adota a prosa como principal forma de expressão e a preocupação maior do texto conceptista não é a forma, mas o conteúdo. Ao analisarmos um texto conceptista destacar a presença de estratégias de convencimento e salientar o teor argumentativo: apresenta-se uma tese e utilizam-se analogias, comparações e relações de causalidade como procedimentos argumentativos para defender essa tese.
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