Versificação: É
o conjunto de normas que ensinam a fazer poemas belos e perfeitos
segundo o conceito dos antigos gregos. Para eles, beleza e perfeição
são sinônimos de trabalhoso, detalhado, complexo e tudo aquilo que segue a um
modelo, a um conjunto de normas. É, assim, a técnica ou a arte de fazer versos.
Verso é
cada uma das linhas que compõem um poema, possui número determinado de sílabas
poéticas (métrica), agradável movimento rítmico (ritmo) e
musicalidade (rima).
O conjunto de
versos compõe uma estrofe, que pode ser:
1. Monóstico:
estrofe com um verso;
2. Dístico: estrofe
com dois versos;
3. Terceto: estrofe
com três versos;
4. Quarteto: estrofe
com quatro versos (ou quadra);
5. Quintilha: estrofe
com cinco versos;
6. Sextilha: estrofe
com seis versos;
7. Septilha:
estrofe com sete versos;
8. Oitava:
estrofe com oito versos;
9. Nona:
estrofe com nove versos;
10. Décima:
estrofe com dez versos.
Mais de dez
versos: estrofe Irregular.
O
verso que se repete no início de todas as estrofes de um poema
chama-se ANTECANTO e o que se repete no final, BORDÃO. O
conjunto de versos repetidos no decorrer do poema chama-se ESTRIBILHO ou
REFRÃO.
Métrica é a medida ou
quantidade de sílabas que um verso possui. A divisão e a contagem das sílabas
métricas de um verso são chamadas de ESCANSÃO, que não é feita da mesma forma
que a divisão e contagem de sílabas normais, pois, segundo a Versificação:
1)
Separam-se e contam-se as sílabas de um verso até a última sílaba
tônica desse verso.
Ex: Es|tou |
dei|ta|do | so|bre| mi|nha| ma|la
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
2) Quando
duas ou mais vogais se encontram no fim de uma palavra e começo de outra, e
podem ser pronunciadas simultaneamente, unem-se numa só sílaba
métrica. Quando essas vogais são diferentes, o processo
chama-se elisão e quando são vogais idênticas, crase.
Ex: E|la+es|ta|va|só (Elisão) e fo|ge+e|gri|ta Crase)
1 2 3 4 5 1 2 3
3)
Geralmente, como acontece na divisão silábica normal, os elementos que formam
um ditongo não podem ser separados e os elementos que formam um hiato devem ser
separados na escansão de um verso. No entanto, se o poeta precisar separar os
elementos de um ditongo (diérese) ou unir os de um hiato (sinérese), ele tem
LICENÇA POÉTICA para que sua métrica dê certo. O mesmo acontece se ele precisar
contar também até a última sílaba átona do verso.
Quanto à
Métrica, um verso pode ser:
1. Monossílabo: verso
com apenas uma sílaba;
2. Dissílabo: verso
com duas sílabas;
3. Trissílabo: verso
com três sílabas;
4. Tetrassílabo: verso
com quatro sílabas;
5. Pentassílabo:
verso com cinco sílabas, também chamado REDONDILHA MENOR;
6. Hexassílabo:
verso com seis sílabas;
7. Heptassílabo: verso
com sete sílabas, também chamado REDONDILHA MAIOR;
8. Octossílabo: verso
com oito sílabas;
9. Eneassílabo: verso
com nove sílabas;
10. Decassílabo: verso
com dez sílabas, também chamado de HEROICO;
11. Hendecassílabo: verso
com onze sílabas;
12.
Dodecassílabo: verso com doze sílabas, também chamado de ALEXANDRINO.
Ritmo é o resultado da
regular sucessão de sílabas tônicas e átonas de um verso. Para os
gregos, ele é um elemento melódico tão essencial para
o poema quanto para a Música.
O
ritmo é binário ascendente quando há um som fraco seguido de
um forte (fraco/FORTE): “A|nu|vem|guar|da+o|pran|to”
(Alphonsus
de Guimaraens)
O
ritmo é binário descendente quando há um som forte seguido de
um fraco (FORTE/fraco): “Te|nho|tan|ta|pe|na “ (Fernando Pessoa)
O ritmo
é ternário ascendente quando há dois sons fracos seguidos de
um forte (fraco/fraco/FORTE): “Tu|cho|ras|te+em|pre|sem|ça |da|mor|te”
(G. Dias)
O ritmo
é ternário descendente quando há um som forte seguido de dois
sons fracos (FORTE/fraco/fraco):
“Fá|ti|ma|diz|que|não|to|ma|nem|pí|lu|la”
(D.Pignatári)
Os
versos que não seguem as normas da Versificação quando à métrica e/ou ao ritmo
são chamados de VERSOS LIVRES.
Som ou RIMA também é para
os antigos um elemento essencial para que um poema seja uma POESIA. A rima é a
identidade e/ou semelhança sonora existente entre a palavra final de um verso
com a palavra final de outro verso na estrofe. Foneticamente, uma rima pode
ser perfeita - se houver identidade entre as terminações das
palavras que rimam (neve/leve) – ou imperfeita, se houver apenas
semelhança (estrela/vela). Morfologicamente, a rima é pobre quando
as palavras que rimam pertencem à mesma classe gramatical (coração/oração),
e rica quando as palavras que rimam pertencem a classes
gramaticais diferentes (arde/covarde).
Quanto
à posição na estrofe, as rimas podem ser classificadas como:
a)
emparelhadas ou paralelas (aabb)
“Vagueio
campos noturnos a
Muros
soturnos
a
Paredes
de
solidão b
Sufocam
minha
canção.” b
(Ferreira
Gullar)
b) cruzadas ou alternadas (abab)
“Se o
casamento durasse a
Semanas,
meses fatais b
Talvez eu me
balançasse a
Mas toda a
vida... é demais!” b
(Afonso
Celso)
c)
opostas, intercaladas ou interpoladas (abba)
“Não
sei quem seja o autor a
Desta
sentença de peso b
O
beijo é um fósforo aceso b
Na
palha seca do
amor!” a
(B. Tigre)
d)
continuadas: consiste na mesma rima por todo o poema.
e)
misturadas: são as rimas que não seguem esquematização regular.
f) VERSOS
BRANCOS: são os do poema sem rima.
Fazem
parte do estudo do som ou rimas as FIGURAS DE HARMONIA OU DE EFEITO
SONORO: aliteração, assonância, onomatopéia, paronomásia, parequema e o
eco ou rima coroada.
POEMAS
DE FORMA FIXA
Alguns
poemas apresentam forma fixa, o que já indica a preocupação formal do poeta em
relação à sua obra e, assim, que ele segue à risca as normas da Versificação no
momento da sua elaboração. São eles:
. Soneto:
poema formado por dois quartetos e dois tercetos, normalmente composto por
versos decassílabos e de conteúdo lírico;
.
Balada: poema formado por três oitavas e uma quadra;
.
Rondel: poema formado por duas quadras e uma quintilha;
.
Rondó: poema com estrofação uniforme de quadras;
.
Vilanela: poema formado por uma quadra e vários tercetos.
Assim,
para os clássicos, a obediência às normas ou técnicas aqui expostas é um dos
itens mais importantes na classificação de um POEMA como
POESIA.
Muito Bom! Parabéns a equipe do Blog, ajudou bastante!
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