sexta-feira, 8 de junho de 2012

PARÓDIA



paródia é uma imitação cômica de uma composição literária (também existem paródias de filmes e músicas), sendo portanto, uma imitação que possui efeito cômico, utilizando a ironia e o deboche. Ela geralmente é parecida com a obra de origem, e quase sempre tem sentidos diferentes. Na literatura a paródia é um processo de intertextualização, com a finalidade de desconstruir ou reconstruir um texto.
A paródia surge a partir de uma nova interpretação, da recriação de uma obra já existente e, em geral, consagrada. Seu objetivo é adaptar a obra original a um novo contexto, passando diferentes versões para um lado mais despojado, e aproveitando o sucesso da obra original para passar um pouco de alegria.



O vídeo acima é um exemplo de paródia cujo texto base é a música "Roda Viva" de Chico Buarque.




Após estudarmos sobre paródias, algumas alunas me surpreenderam com uma versão muito bem humorado da música a seguir:

Do Lado de Cá

Chimarruts

Se a vida às vezes dá uns dias de segundos cinzas
E o tempo tic-taca devagar
Põe o teu melhor vestido,
Brilha teu sorriso
Vem pra cá,
Vem pra cá

Se a vida muitas vezes só chuvisca, só garoa
E tudo não parece funcionar
Deixa esse problema à toa
Pra ficar na boa
Vem pra cá

Do lado de cá,
A vista é bonita,
A maré é boa de provar
Do lado de cá,
Eu vivo tranqüila
E o meu corpo dança sem parar
Do lado de cá,
Tem música, amigos
E alguém pra amar
Do lado de cá

Se a vida às vezes dá uns dias de segundos cinzas
E o tempo tic-taca devagar
Põe o teu melhor vestido,
Brilha teu sorriso

Vem pra cá,
Vem pra cá
Se a vida muitas vezes só chuvisca, só garoa
E tudo não parece funcionar
Deixa esse problema à toa
Pra ficar na boa
Vem pra cá

Do lado de cá,
A vista é bonita,
A maré é boa de provar
Do lado de cá,
Eu vivo tranqüila
E o meu corpo dança sem parar
Do lado de cá,
Tem música, amigos

E alguém pra amar
Do lado de cá

A vida é agora
Vê se não demora Pra recomeçar
É só ter vontade
De felicidade
Pra pular

Do lado de cá,
A vista é bonita,
A maré é boa de provar
Do lado de cá,
Eu vivo tranqüila
E o meu corpo dança sem parar

Do lado de cá,
Tem música, amigos
E alguém pra amar
Do lado de cá

Conheça  o trabalho das alunas  Ana Beatriz, Andreza, Danyelle, Jéssica, Juliana, Larissa da turma 1002 do Colégio Estadual Rio Grande do Norte:
A cada esquina sempre tem um grande fofoqueiro,
Que nem sabe direito o que falar,
Fala,fala da vizinha
Mas nao olha pra cozinha que tem q arrumar
E quando chega a noite eu gosto muito e de ir pra rua
Eu quero e saber de curtição
Nao ligo pra aquela velha
Que só passa o dia no portão
Do lado de cá,
A casa e límpinha e ninguem tem nada pra falar
Do lado de cá
Eu fico tranqüila e o meu corpo dança sem parar
Do lado de cá
Tem musica,amigos e ninguem pra amar
Do lado de cá...













Nenhum comentário:

Postar um comentário